quarta-feira, 24 de setembro de 2014

Depoimento de Guilherme Sampaio

As memórias são guardiães de segredos, aventuras, mistérios e, sobretudo, profundos sentimentos que, de uma hora para outra, podem ser "liberados" seja por uma simples e despretensiosa reflexão, seja por um reencontro qualquer, seja por uma alusão inocente etc. e entram, sem cerimônia, no nosso presente promovendo momentos de pura emoção. E é exatamente isso o que ocorreu no momento em que adentrei a sala de aula, no meu primeiro dia no Colégio Pedro II, dessa vez não mais como aluno e sim como docente.
As cores da tatuagem inscrita em meu coração, há tantos anos, emergiram sem pedir licença e favoreceram uma linda comunhão entre o passado e o presente. Foi aí que um pensamento involuntário se manifestou: voltei! Voltei? Sim, fisicamente, pois sensorialmente o colégio e tudo aquilo que aprendi, aperfeiçoei e vivenciei na minha passagem pelas dependências desta tradicional instituição de ensino sempre esteve preciosamente guardado em meu peito.
A partir de agora, é chegada a hora de somar, multiplicar e dividir. Não necessariamente nessa ordem. Que as cores da tatuagem cordial brilhem, pulsem com muito orgulho, com muita paixão, com muita perseverança. Sim,eu sou ex-aluno! Sim, eu sou docente. Sim eu sou CPII!
Guilherme Sampaio

Ex-aluno e atual docente de Francês da Unidade Duque de Caxias.

Um comentário:

  1. Que texto emocionante, não tive como conter as lagrimas. Como você descreve poeticamente o retorno ao nosso Colégio Pedro II - Oficial, fico triplamente feliz, pela sua vitória enquanto professor que sempre foi, e continua acreditando na educação, pois muitos já não tem essa mesma crença, feliz por sua entrada no nosso colégio, que seu retorno é o nosso também, um de nós vai continuar fisicamente, já que emocionalmente nunca saímos de lá e feliz pela educação brasileira, que está recebendo em um dos profissionais de educação mais comprometido com ensino, que vai além dos ensinamentos de sala de aula, a exemplo dos nossos mestres Pedrosegundianos, que um dia nos mostraram os caminhos que vida nos oferece e a nossa responsabilidade em levar nas mãos o futuro dessa imensa nação, pois nosso passo constante e seguro/ rasga estradas de luz na amplidão...
    Finalizando Parabéns Colégio Pedro II, por ter o professeur Guilherme Sampaio em seu quadro dos grandes mestres, parabéns meu querido amigo Carlos C Guilherme Sampaio, você é merecedor de tudo isso, como disse a nossa amiga Joelma Lira, que te conhece desde da educação básica, você sempre foi um exemplo a ser seguido, um ÍDOLO e eu concordo com cada palavra que ela disse, que sua carreira no nosso colégio seja tão brilhante quanto você e tenho a certeza, que futuramente, quem sabe 20 ou 30 anos seus alunos se reunirão e farão aquilo que fizemos ontem, relembramos os nossos mestres e você será o mais lembrados eles todos serão eternamente agradecidos por ter sido seus alunos.
    Eloisa Sousa eterna aluna do Colégio Pedro II.

    ResponderExcluir