As memórias são guardiães de segredos, aventuras, mistérios e, sobretudo, profundos sentimentos que, de uma hora para outra, podem ser "liberados" seja por uma simples e despretensiosa reflexão, seja por um reencontro qualquer, seja por uma alusão inocente etc. e entram, sem cerimônia, no nosso presente promovendo momentos de pura emoção. E é exatamente isso o que ocorreu no momento em que adentrei a sala de aula, no meu primeiro dia no Colégio Pedro II, dessa vez não mais como aluno e sim como docente.
As cores da tatuagem inscrita em meu coração, há tantos anos, emergiram sem pedir licença e favoreceram uma linda comunhão entre o passado e o presente. Foi aí que um pensamento involuntário se manifestou: voltei! Voltei? Sim, fisicamente, pois sensorialmente o colégio e tudo aquilo que aprendi, aperfeiçoei e vivenciei na minha passagem pelas dependências desta tradicional instituição de ensino sempre esteve preciosamente guardado em meu peito.
A partir de agora, é chegada a hora de somar, multiplicar e dividir. Não necessariamente nessa ordem. Que as cores da tatuagem cordial brilhem, pulsem com muito orgulho, com muita paixão, com muita perseverança. Sim,eu sou ex-aluno! Sim, eu sou docente. Sim eu sou CPII!
Guilherme Sampaio
Ex-aluno e atual docente de Francês da Unidade Duque de Caxias.
Que texto emocionante, não tive como conter as lagrimas. Como você descreve poeticamente o retorno ao nosso Colégio Pedro II - Oficial, fico triplamente feliz, pela sua vitória enquanto professor que sempre foi, e continua acreditando na educação, pois muitos já não tem essa mesma crença, feliz por sua entrada no nosso colégio, que seu retorno é o nosso também, um de nós vai continuar fisicamente, já que emocionalmente nunca saímos de lá e feliz pela educação brasileira, que está recebendo em um dos profissionais de educação mais comprometido com ensino, que vai além dos ensinamentos de sala de aula, a exemplo dos nossos mestres Pedrosegundianos, que um dia nos mostraram os caminhos que vida nos oferece e a nossa responsabilidade em levar nas mãos o futuro dessa imensa nação, pois nosso passo constante e seguro/ rasga estradas de luz na amplidão...
ResponderExcluirFinalizando Parabéns Colégio Pedro II, por ter o professeur Guilherme Sampaio em seu quadro dos grandes mestres, parabéns meu querido amigo Carlos C Guilherme Sampaio, você é merecedor de tudo isso, como disse a nossa amiga Joelma Lira, que te conhece desde da educação básica, você sempre foi um exemplo a ser seguido, um ÍDOLO e eu concordo com cada palavra que ela disse, que sua carreira no nosso colégio seja tão brilhante quanto você e tenho a certeza, que futuramente, quem sabe 20 ou 30 anos seus alunos se reunirão e farão aquilo que fizemos ontem, relembramos os nossos mestres e você será o mais lembrados eles todos serão eternamente agradecidos por ter sido seus alunos.
Eloisa Sousa eterna aluna do Colégio Pedro II.