terça-feira, 28 de abril de 2015

Duque de Caxias recebe palestra sobre educação inclusiva



O campus Duque de Caxias recebeu no dia 25 de abril a palestra "Os desafios da educação inclusiva na prática docente: adaptação curricular", proferida pelas psicopedagogas Olivia Meurer, Paula Pereira de Carvalho e Andrea Lopes dos Reis, da Escola Alemã Corcovado. A palestra foi aberta a profissionais de educação pública do Grande Rio e coordenada pelo professor Marcelo Alonso, coordenador de Geografia do campus.

As palestrantes trouxeram sua experiências com alunos portadores de necessidades educacionais específicas, trabalho que foi premiado internacionalmente. De acordo com Olivia, que é vice-diretora da Corcovado, foi fundamental para a escola investir na capacitação não só dos profissionais de orientação pedagógica, mas também dos professores.

A chave do sucesso da Corcovado reside na adaptação curricular. Os alunos em que se identificam potenciais necessidades específicas são avaliados, para que se possa entender como aprende melhor cada aluno. Em seguida, são elaborados Planos de Desenvolvimento Individualizados (PDI), onde cada aluno terá o currículo adaptado às suas potencialidades.

Ao longo do ano letivo, os professores e pedagogas acompanham o desenvolvimento do aluno baseados no PDI, e produzem relatórios bimestrais quantitativos e qualitativos. No final do ano letivo, os professores e pedagogas, em conjunto,discutem se os objetivos alcançados permitem ou não o progresso do aluno para a série seguinte. "Adaptação curricular não significa aprovação automática", ressalta Paula.

A palestra foi um excelente momento de troca de experiências entre as duas instituições, indo ao encontro do esforço que o Colégio tem feito para se qualificar cada vez mais em Educação Inclusiva.




Nenhum comentário:

Postar um comentário